sábado, 25 de agosto de 2007

GUITARRA PORTUGUESA (Coimbra ou de Lisboa)


Existe a guitarra de Coimbra e a de Lisboa, cada uma com a sua sonoridade, sonoridade essa adequada ao seu estilo. Eu proprio toco numa guitarra de Coimbra mas não toco fado de Coimbra com a minha guitarra, mas gosto da sua sonoridade mesma estando ela afinada em Lisboa, gosto da escala do braço que me habituei e consigo tirara partido. é que existe uma grande polémica em relação aos dois tipos de guitarra. Hoje o fado toca-se de maneira diferente, claro que se perdeu um pouco a forma como os antigos tocavam os fraziados antigos tudo isso pertense a uma geração de guitarristas e a uma escola, que se perdeu um pouco. Há muito poucos guitarristas a tocar á moda antiga que éra e é bonito, talvez seja mais dificil de executar mas tambem pouco gente há para ensinar como se tocava nesse tempo. Acho que para tal efeito os violas tambem teriam que tocar á moda antiga, o que não tocam tirando alguns casos. Até mesmo os fadistas estão a perder um pouco a forma antiga de se cantar o fado, possivelmente faz parte de uma evolução que tem acontecido nos últimos anos. Tocar-se com uma guitarra de Coimbra faz com que o som seja mais consistente e harmonioso , não ficando tão estridente dando a possibilidade de se poder tocar um fado de Coimbra pelo meio. A guitarra de Coimbra talvez seja mais individualista que a guitarra de Lisboa, a guitarra de Lisboa preciso quase sempre de um viola para o acompanhamento a guitarra de Coimbra consegue se manter sem o viola, claro que isto aplica-se mais aos estilos dos fados. Por sua vez acho a guitarra de Coimbra mais resistente em termos de construção do que a guitarra de Lisboa.
Agora há uma nova polemica em relação ás guitarras, que são as sem fundo. Acho que as guitarras sem fundo não passa de uma simples brincadeira do construtor porque essa tecnica de construir não vai levar a guitarra portuguesa a lado nenhum e já ouvi pessoas que defendem o fado como era cantado e tocado a elogiar esse tipo de guitarras. Apoiam esta evolução das guitarras, se considerar-mos evolução e criticam as novas formas de acompanhamento de fado, o que não percebo.
Acho as guitarras sem fundo um pouco pesadas e com falta de graves como era de esperar pelo menos as que eu experimentei, para quem toca em palcos com amplificação irá ter problemas com a montagem dos pick-ups, porque se vê tudo por traz em relação aos fios. Não quer dizer que não possa comprar um dia uma guitarra sem fundo, não digo que não.
Em relação ás guitarras acho que deve ficar ao critério do guitarrista, se toca numa de Coimbra ou de Lisboa ou sem Fundo.

Cumprimentos a todos os músicos de Fado

Sem comentários: